Seja visto como profissional em 4 passos | Estúdio Vertá
Gestão

Seja visto como profissional em 4 passos

Profissionalismo é um adjetivo que muitas empresas querem se associar. Afinal, quem nunca passou pela decisão de fechar com serviço que parecia mais profissional? Mas quando estamos do outro lado da venda, parece que as coisas embaralham um pouco na nossa cabeça, então vamos começar derrubando um mito:

Profissionalismo ≠ seriedade

Garoto empreendedor

Você não precisa usar terno, camisa e gravata para ser levado a sério. Não precisa usar palavras rebuscadamente formais para transmitir confiança. Profissionalismo é passado pela organização do seu processo. Simplificando, você deve parecer que já fez aquilo muitas vezes, sabe o que está fazendo e por isso é capaz de entregar aquela solução ao seu cliente.

Difícil? Confere então algumas dicas que a gente separou pra você.

1. Identidade visual profissional

O primeiro contato que seu cliente tem com sua empresa é seu logotipo. Esse é o primeiro passo que ele dará (ou não) em direção a sua compra, então nada mais lógico do que manter esse ponto de contato alinhado com o restante da sua marca.

Porém, só faça uma identidade visual se for com um profissional, ou você pode correr o risco de ter muitas pessoas não levando seu negócio a sério. Uma dica de amigo: se for pra fazer um logo baratinho, melhor não fazer e guardar esse investimento para um projeto que realmente faça alguma diferença no seu negócio. Entre em contato com a Vertá se precisar de ajuda.

2. Padronize o que se repete

Todo cliente que se interessa pelo seu serviço recebe uma proposta? Crie uma proposta padrão para enviar por e-mail ou entregar em mãos com todos os detalhes.

Você precisa sempre falar das características do seu produto? Que tal fazer um material que explique cada benefício que seu cliente terá com seu produto?

Automatizar processos economiza tempo, aumenta a eficácia de treinamento de novos colaboradores e faz o cliente pensar: “Poxa! Esse cara já fez isso antes. Ele sabe o que está fazendo.” Essa é a essência do profissionalismo e vai fazer seu cliente sentir-se mais seguro daquela decisão que está tomando. Identifique padrões no seu processo e padronize com materiais gráficos, softwares, produtos, etc.

3. Conheça o seu cliente

Conhecer seu cliente é ótimo para muitas coisas e nesse caso não é diferente. Para demonstrar conhecimento, você precisa fazer seu consumidor ouvir algo que faça sentido para ele. Essa identificação só é gerada se você conhecer o seu dia-a-dia, seus problemas, medos e desejos. É preciso fazer ele pensar algo como “é verdade, isso acontece mesmo” (você pode perceber esse pensamento se ele balançar a cabeça afirmativamente enquanto você fala).

4. Prometa e cumpra

Não entre na armadilha de prometer mais só para atrair clientes. Se você criar uma expectativa que não consegue cumprir, você irá matar seu negócio aos poucos. É melhor prometer somente o que você tem certeza que seu negócio irá cumprir para não ter que lidar com um cliente frustrado depois (podendo comprometer outros potenciais clientes).

Se sua empresa tem dificuldades em gerar uma boa expectativa, dê uma olhada no nosso artigo sobre valorização da marca antes da compra ou entre em contato conosco para construirmos juntos uma estratégia matadora.


Seja quais forem as decisões que você fizer, profissionalizar passa sempre pelo processo de descentralizar decisões e investir tempo e dinheiro no seu negócio. É fato que toda empresa começa como dá, mas só vira negócio de verdade quando se profissionaliza. Esse é o sentido natural do crescimento empresarial.

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